sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Saiba identificar os primeiros sinais de gravidez

Será que estou grávida? Esse é um questionamento feito muitas vezes pelas mulheres, ao longo de suas vidas. A certeza de uma gravidez ou não só pode vir com um exame médico, mas quando a mulher engravida, o corpo passa por diferentes mudanças para se adaptar ao desenvolvimento do bebê e, por isso alguns sintomas podem ser sentidos e denunciar a gravidez. Quais são esses sintomas? Será que todas as mulheres conseguem identificá-los?
Na maioria dos casos, os sintomas da gravidez só passam a ser percebidos três semanas após a fecundação, mas os primeiros sinais já começam a se apresentar seis dia após a concepção. O problema é que esses sintomas iniciais são provocados por hormônios e, dessa forma, muito semelhantes aos desconfortos pré-menstruais que toda mulher está habituada.
É por isso que os sinais precoces passam despercebidos, sendo confundidos com os sinais de uma menstruação a caminho. As mulheres que não estão tentando engravidar são as que menos ficam atentas aos sinais do seu corpo e as que mais deixam passar os primeiros sintomas da gravidez.
A seguir, vamos abordar os sintomas mais comuns da gravidez, mas é importante salientar que nem todos se manifestam em todas as mulheres e, podem inclusive, ser apresentar de maneira diferente, com mais ou menos intensidade. Além disso, uma mesma mãe pode ter sintomas completamente diferentes entre duas gravidezes distintas.
Vamos lá?
imagesAtraso menstrual
Esse é o principal e mais perceptível sintoma de gravidez. É, normalmente, com o atraso no ciclo menstrual que a maioria das mulheres descobre a gestação.
Dores nas mamas
Sentir dores e inchaços nos seios é forte indício de que você pode estar grávida, apesar de também ser um sintoma comum na TPM e, por isso, passar despercebido. Mas, se você estiver grávida, seus seios vão ficar cada vez mais doloridos devido às inúmeras alterações hormonais que ocorrem nesse período.
Alteração de humor
Outro sintoma motivado pelas alterações hormonais. A variação de humor, tal como ocorre na TPM, também são bem comuns durante a gravidez.
Sangramentos irregulares e cólicas
Pequenos sangramentos no inicio da gravidez são mais comuns do que se imagina e, muitas mulheres têm a certeza de que estão próximas a ficar menstruadas, quando na verdade já estão grávidas. Esses vestígios de sangue ocorrem devido ao deslocamento do óvulo fecundado ao útero.
Sonolência e cansaço
Dificuldade para acordar e sensação de cansaço e sono durante o dia fazem parte dos primeiros sintomas da gravidez Isso porque a alta concentração de progesterona no organismo de uma mulher grávida pode deixá-la exausta.
Enjoos
As grávidas mais sortudas chegam a não ter nem um pingo de enjoo a gravidez inteira, mas mais da metade das gestantes sofrem com enjoos, que podem vir acompanhados ou não de sensações de azia. É um dos fortes indícios de gestação.
Alteração no olfato e paladar
As mudanças hormonais causam algumas alterações olfativas e gustativas. As mulheres com este sintoma sentem vontade de comer coisas ou passam a não tolerar um determinado cheiro ou alimento que normalmente gostava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário