sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Saiba o que vai acontecer no primeiro mês de gestação

Mesmo antes de surgir qualquer suspeita da gravidez, o corpo da mulher já passa por um processo maravilhoso nas primeiras semanas que, para a maioria das mulheres, somente no final do primeiro mês começam a dar seus sinais. É um inicio bem tímido do desenvolvimento daquele que vai passar a ser amado em tão pouco tempo.
Primeira semana de gestação: do 1 º ao 7 º dia
Normalmente, é bem difícil saber o dia da concepção com precisa exatidão, por isso, é comum marcar o primeiro dia de sua última menstruação para marcar o começo da contagem das semanas da sua gravidez.
Nessa semana, o corpo da mulher passa pelos mesmos processos que passa mensalmente: o corpo começa a se preparar para receber o óvulo que poderá ser fecundado pelo espermatozoide.
A camada mais interna do útero se estrutura para receber o zigoto (óvulo fecundado) e o muco cervical torna-se menos consistente, para facilitar a passagem dos espermatozoidesno colo uterino.
Segunda semana de gestação: do 8º ao 14º dia images
É ao final da segunda semana que o espermatozoide encontra o óvulo, estabelecendo a fecundação.
O caminho dos espermatozoides é longo e somente os mais fortes e saudáveis conseguem sobreviver. Ao chegar ao óvulo, os espermatozoides que restaram, começam a tentar penetrar seu interior, mas apenas um consegue e, logo após sua entrada, o óvulo inicia uma mudança na sua superfície para impedir que mais algum consiga entrar.
Já é nesse momento que os núcleos do DNA do pai e da mãe se fundem dando origem a uma nova combinação de DNA que define as características físicas do seu bebê, como cor dos olhos e cabelo, sexo.
Terceira semana de gestação: do 15º ao 21º dia
Nesta semana o zigoto (óvulo fecundado) se implanta no endométrio (camada mais interna do útero), em um processo chamado de nidação. Esse período de acomodação pode provocar um pouco de sangramento ou um corrimento vaginal intenso, que não prejudicam a gravidez. Também é comum algumas mulheres sentirem cólicas nesta fase.
O zigoto passa a se multiplicar e se desenvolver rapidamente, se dividindo em duas partes. Uma das partes vai se tornar a placenta, estrutura na qual o bebê terá para se formar adequadamente. A outra parte é embrião que se desenvolverá no bebê.
Essa é uma semana decisiva para o desenvolvimento do feto.
Quarta semana de gestação: do 22º ao 28º dia
A partir daí o HCG, hormônio da gravidez, passa a ser identificável no organismo e o corpo começa a dar os primeiros sinais da gravidez: atraso na menstruação, seios inchados e doloridos, aréola mais escurecida, cansaço, sonolência e enjoos.
O embrião ainda é pequeno e se parece com uma “vírgula”, mas a o tubo neural que vai dar origem à coluna e ao cérebro começam a se formar. Em breve tomará fisionomia de um ser humano.
É uma semana chave para a boa formação do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário